quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Nesta democracia onde tudo é circo...


Confesso e afirmo categoricamente que a intenção deste blog não é falar somente sobre política ou sobre as eleições 2010, mas acontece que esse assunto produz tanta pauta à discussão que em cada nova barbaridade e inovação dos candidatos o meu desejo de compartilhar assume o domínio e não me deixa pensar em outra coisa.

Que os nossos candidatos em suas campanhas eleitoreiras adotaram muito bem a política do “pão e circo” não é nenhuma novidade, mas oferecer ao povo cerveja de graça – isso mesmo, cerveja! – como contrapartida a sua vitória nas urnas é algo que eu ainda não havia presenciado.

Recentemente tive o (des)prazer de ver e ouvir um trio elétrico do candidato a Deputado Federal Daniel Almeida, em Salvador, prometer a seus eleitores que caso seja eleito pagará cerveja para todo mundo em uma grande festa sob sua organização. O candidato "dotô", claro, deve ser muito inteligente e através de segmentação dos eleitores percebeu que só quem vota nele são os interesseiros, os bêbados e os alcoólatras, no mínimo.

Pois bem, com este tema o que dizer sobre tal situação?

De acordo com o dicionário Aurélio Democracia representa o “governo do povo. / Regime político que se funda na soberania popular, na liberdade eleitoral, na divisão de poderes e no controle da autoridade”, sendo que seu estado pleno no Brasil – pós Ditadura – data o ano de 1985 com a eleição do Presidente Tancredo Neves.

Entre 1985 e 2010 nós temos 25 anos de democracia brasileira e uma história pobre de incentivos a educação e a capacitação critica dos nossos eleitores – ponho-me incluso neste meio –, que impedem a análise real das situações propostas por candidatos, tendo como exemplo o nobre Deputado, e nos afunda em assistencialismos e regalias eleitoreiras para que o controle social da massa seja realizada por políticos despreparados, propostas infundadas e um show de mundos paralelos nos programas de TV.

Sob minha análise a imaturidade política da nossa população – incluo eleitores e políticos – permite que situações absurdas como essa citada e tantas outras sejam vistas e despercebidas como incabíveis em uma democracia com tantas pluralidades. Penso que é o momento da ênfase no ensino publico surgir e permitir que os avanços aconteçam de forma real e homogênea a sociedade civil, afinal o povo não quer só comida, quer também arte, cultura, lazer e educação.

Para finalizar meu desabafo deixo claro que não sou partidário e nem desejo somente criticar a postura dos nossos candidatos, acredito que exista algo de positivo para o povo em algum deles (?) mas que ainda falta muito para podermos acreditar em – como exemplo – um candidato do PCdoB – Partido Comunista do Brasil – que oferece cerveja como comemoração a sua eleição e está contra toda a estrutura ideológica (?) do partido.

“A democracia... é uma constituição agradável, anárquica e variada, distribuidora de igualdade indiferentemente a iguais e a desiguais”. Platão

Tchau Tchau

Um comentário:

  1. Rodrigo, eu soube disso e fiquei perplexa também, não sei se foi o Daniel Almeida(candidato citado), mas vi que um candidato, além de oferecer cerveja ao povo,também iria oferecer o famoso churrasquinho de gato. Bem estranho, não? Mas parece que este deve ter pouca verba, pois cerveja e churrasquinho (espetinho), são bem baratins,não? Pois é meu povo, não venda seu voto por um copo de cerveja e um espetinho, seja consciente e diga NÃO para esta estretégia ridícula!!!!

    Parabéns Rodrigo

    ResponderExcluir

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...