domingo, 26 de setembro de 2010

Preocupa-me o poder de Lula


Na falta do que pensar e sem ter outra situação melhor para estar, me encontro bem preocupado com o atual momento político-comportamental que o brasileiro está.

Após oito anos de governo PT, escândalos, ganhos, perdas, benefícios e uma reestruturação do Brasil – pré e pós Lula – o brasileiro age pacificamente como que se estivesse enfeitiçado e cego a todas as situações.

Sob nenhuma hipótese questiono o mérito do nosso atual Presidente. Equilíbrio econômico, pagamento da dívida externa, ascensão social das classes, diminuição da pobreza, incentivo ao turismo, relações cordiais com diversos países, diplomacia, maior índice de alfabetização, criação dos Institutos Federais de Ensino, promoção de políticas de igualdade, respeito ao funcionalismo público, acesso de milhões de jovens ao ensino superior, formação técnica entre tantos outros benefícios que são do conhecimento de quem me lê neste momento. Mas existe outro lado.

Em dois mandatos o governo Lula acumula uma série de escândalos suficientes para deixar qualquer pêlo do corpo em pé – por favor, poupem-me os que justificam as falhas afirmando que isso sempre houve. Podem parar a leitura, pois para mim atos inaceitáveis acontecem independentes dos méritos, ok?

Entre CPI dos Correios, mensalões, valeriodutos, Duda Mendonça, CPI dos Bingos, CPI da Amazônia, quebras de sigilo, escândalos parlamentares e uma série de “não sabia de nada” o nosso Presidente obteve aceitação popular suficiente para manter-se no poder e ouvir até de quem estava longe o sonoro "Esse é o cara! Eu adoro esse cara! (Barack Obama).

Acontece que, honestamente, o meu incomodo agora não se refere aos escândalos e nem ao fato de Lula manter-se no poder, mas a situação em que o eleitorado brasileiro passivamente está em não cobrar soluções e nem explicações a nada. Se Lula falou está falado, isso me causa medo.

Com o último escândalo envolvendo a Ministra da Casa Civil Erenice Guerra pude perceber que independente da situação que se instale na política o eleitorado está, e será sempre, a favor das opiniões e sugestões lulistas, não a toa candidatos dos mais diversos partidos utilizam descaradamente a imagem do “Homem” como forma de autopromoção, aproximação da população e ganho de votos.

Preocupa-me a falta de criticidade do eleitor e a permissividade adquirida por Lula, preocupo-me com está manutenção do poder que se instala e com o risco de vivermos um golpe disfarçado como democracia, preocupa-me o assistencialismo sem fim que mantém o controle social e subjuga cada cidadão a compra de mais um eleitor, preocupo-me com os brasileiros conscientes que aceitam toda situação com medo do que pode vir depois, preocupa-me perder um grande político como Lula pelo excesso de poder que lhe foi conferido.

Estou muito preocupado.

“Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te”. Friedrich Nietzsche

Tchau Tchau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...