quarta-feira, 28 de setembro de 2011

la responsabilité


Derivado culto do latim ‘responsu-‘ e do francês responsabilité a palavra responsabilidade designa a “obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros. Caráter ou estado do que é responsável.” (dicionário online).

Infelizmente a aplicação prática da responsabilidade é algo pouco vivenciada.

Filosoficamente parte-se da idéia de que um indivíduo para ser responsável necessita de livre-arbítrio, pois quando a determinismo à execução da ação não existe o caráter responsável do autor.

O responsável é aquele que conscientemente executa suas ações e expõem suas opiniões sem causar transtorno a terceiros, tendo a plena responsabilidade dos seus atos com objetivo de bem estar comum a todos.

Pensemos em responsabilidade não somente como a execução de ações que foram demandas por um grupo, organização e/ou superior. Pensemos na responsabilidade presente em personagens que de forma livre e disciplinada (acredito na presença da disciplina entre os responsáveis) executam ações de necessidade própria e coletiva.

“Não me agrada aconselhar, porque, em todos os casos, trata-se de uma responsabilidade desnecessária.” Benjamin Disraeli

Tchau Tchau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...