domingo, 18 de setembro de 2011

Empreender: um exercício de ousadia e disciplina


Empreender – “entrepreneur” - significa tomar a resolução de fazer uma coisa ousada e começá-la.

Tanto o Brasil quanto outros países em desenvolvimento identificam no empreendedorismo o segredo para geração de capital, distribuição de renda, avanço tecnológico e desenvolvimento social. Não por acaso, tantas escolas apostam no ensino do empreendedorismo através de incentivos e investimentos do Governo por meio de políticas públicas.

O termo empreendedorismo se popularizou no Brasil na década de 90, sendo utilizada inicialmente por Joseph Schumpeter, em 1950, para representar a ação criativa de uma pessoa com o objetivo de sucesso e mais tarde por Peter Drucker, em 1970, com o conceito mais modernizado, incluindo o risco e a ousadia em toda a ação.

No Brasil o empreendedorismo está ligado ao processo de privatização de grandes estatais, que impulsionaram a demanda de novas empresas e a necessidade do governo em criar programas, como o SEBRAE, para capacitar, orientar e estimular o individuo produtor ao empreendedorismo.

É necessário ao empreendedor ousadia e pro-atividade para se “lançar” no mercado de produtos e/ou serviços, como afirma Fernando Dolabela. Ao empreendedor cabe “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.

Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, 2004, constatou que cerca de 73 milhões de pessoas em 34 países estavam envolvidas em atividades de negócios em todo o mundo. Só no Brasil, segundo o SEBRAE, quase 99% dos estabelecimentos comerciais são micro ou pequenas empresas, sendo o surgimento da maioria de novas empresas motivadas por necessidade.

Criar um novo negócio requer estudo, ousadia e disciplina. Não a toa 58% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham antes de completar cinco anos (SEBRAE – SP), sendo que em 2000 este número representava 71%.

Sugiro a todos os novos empreendedores o auxilio de empresas especializadas, auxilio dos programas governamentais, dedicação a nova atividade, um bom planejamento e plano de negócios e por fim trabalho. Muito trabalho para se manter em um mercado tão violento.


“Não há contradição entre disciplina e iniciativa. Elas complementam-se.” Textos Judaicos


Tchau Tchau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...