quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Gente, Seres e Pessoas

Partimos do pré-suposto que as pessoas em nosso entorno são confiáveis ou não?
Naturalmente acreditamos na verdade e na credibilidade das relações?
O que é traição?

Confesso que naturalmente desconfio de todos. Meu primeiro contato é neutro e de observação. Reconheço o ambiente, identifico as características, analiso a situação, coloco meu pé atrás e vou em frente. Se eu sentir que o terreno é fértil troco meia dúzia de palavras, se sinto alguma antipatia recolho-me a insignificância e trituro cada palavra que ouço.

Não vivo na ilusão de tudo bem, tudo ótimo, vamos em frente.
Vivo consciente das falhas humanas e das situações que podem me magoar. Claro que confio em algumas pessoas, claro que confio e desabafo meus tormentos e segredos para alguns, mas até isso acontecer é preciso provas reais de lealdade e um pouco de reciprocidade na confiança.

O dicionário Aurélio afirma que traição é “s.f. Ação ou efeito de trair; felonia, deslealdade”, trair é romper com o acordo de verdade nos relacionamentos, é a violação da confiança, trair é destruir a lealdade que deveria existir nas relações humanas e seguindo seus instintos ceder aos impulsos do corpo e/ou da mente.

O ditado diz que “trair e coçar é só começar”, será?

Aproveitando essa discussão sobre traição vou fazer um desabafo: não consigo fingir a amizade com quem não me tráz nada de positivo. Infelizmente não consigo esconder meus sentimentos, infelizmente meu humor é transparente a qualquer instante e em qualquer situação.
De quem eu não gosto eu quero distância, e desejo a indiferença. Prefiro-os longe e de preferência mudos. Pense quem for que estou errado ou radical, mas já dizia o careca branca “aos amigos tudo, aos inimigos nada”.

Dificilmente antipatizo alguém gratuitamente, não confio em todos, mas também não desgosto de graça. Pessoas arrogantes, prepotentes, intolerantes, preconceituosas, agressivas e oportunistas me causam repúdio. Claro que um dia terei que aprender a conviver com isso, mas por enquanto vou levando meu perfume para outro lado e deixando os ignorantes entre seus pares.

“Os desconfiados desafiam a traição.” Voltaire

Tchau Tchau

Um comentário:

  1. Rodrigo!

    Adorei teu post.
    Na verdade eu sou super desconfiada de todos, demoro para confiar em alguém até que me prove realmente ser meu amigo...mesmo sabendo que amigos podem nos trair...mas os seres humanos são assim....acredito que o pior sentimento é o da traição....

    Bjus

    ResponderExcluir

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...