domingo, 15 de janeiro de 2012

Estremecer e Desatinar


Você já sonhou com “alguém” que não existe?
Imaginou situações tão perfeitas juntos que chegou a sentir seu coração palpitar?
Confesse que já perdeu o sono por idealizar uma realidade inventada...

Pois bem, isso é paixão!

Para o terapeuta familiar Robert Neuburger, a paixão “É o abandono da vigilância. A paixão se organiza dentro da ansiedade e da urgência. O sentimento primordial é a necessidade absoluta do outro.” Ainda segundo Neuburger “Corresponde à necessidade de se sentir vivo. A paixão toca no que existe de mais profundo na existência de cada um. É uma autoterapia excelente e um antidepressivo muito eficaz.

Estar apaixonado é um estado de êxtase, em que sonhos e desejos dão espaço a idealizações do futuro. O apaixonado não pensa só no presente, ele quer a eternidade! Lembra de Zizi Possi “Eu quero absurdos, quero amor sem fim, eu quero te dizer que eu só sei amar assim”? Então, os apaixonados querem cada respirar e cada pensamento, um pouco menos e já se instala o medo, mas um sorriso novo e tudo parece estar na mais perfeita ordem.

O psiquiatra americano James Leckman, da Universidade Yale, concluiu em pesquisas que a paixão dura o tempo médio para um encontro, envolvimento, gestação e nascimento da cria, segundo o professor "Ao dotar o ser humano da capacidade de se apaixonar, a mãe natureza só queria forçar dois corpos a se aproximar o suficiente para procriar" e isso dura em média quatro anos.

O grande desafio aos casais é conseguir manter essa chama acesa por muitos anos. Obviamente as posturas mudam, as manifestações mudam, mas a atenção a ser dispensada deve ser ainda mais acompanhada. Casais duradouros estruturam relações de lealdade, são cúmplices e desenvolvem, além da paixão, relações de admiração e respeito. Manter um relacionamento “eternamente” requer atenção e disposição dos envolvidos. Saber ceder, conversar, valorizar e ter a firmeza de que aquela relação vale mais do que qualquer xícara de açúcar.

Aos apaixonados a minha sugestão e que vivam intensamente. Não percam seus sonhos por orgulho e nem por falta de coragem. Cuidem do jardim, acreditem na perfeição, descubram aos poucos seus limites, cedam, mantenham-se firmes, conversem, lutem, peçam, neguem, ousem, façam loucuras, mostre ao outro sua importância, viaje, renove, crie e amadureça o suficiente para saber se perder é a melhor escolha ou se lutar por essa história é o caminho da sua alegria.


“Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que não provocam ódio nem paixão, as coisas definidas como mais ou menos, um filme mais ou menos ,um livro mais ou menos.
Tudo perda de tempo.
Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoração ou seu desprezo.
O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia.”
Martha Medeiros


Tchau Tchau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...