quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A vida gira em torno das relações


Durante o recesso para o carnaval vivi uma experiência que me fez pensar bastante em discussões passadas.
Após a veiculação do comercial da Sundown que sugere aos telespectadores a desconexão das redes sociais para que possam curtir o sol e a vivência offline, o professor Marcello Chamusca lançou um questionamento quanto a essa necessidade.

De acordo com Chamusca “a campanha pecou conceitualmente em diversos aspectos, mostrando ignorar completamente as características centrais da sociedade contemporânea, quando coloca em oposição à sociabilidade, as interações e os relacionamentos que se estabelece on e off-line, num mundo em que os processos se tornam cada vez mais hibrídos.”

Em um primeiro momento discordei da sua opinião e entendi qual era o objetivo da Sundown, discordei por entender que devemos ter momentos em que as tecnologias não nos prendam a realidade online e que nos deixem perder a vivência em grupo, entre amigos e mais tática.

Acontece que neste último recesso pude experimentar a vivência de manter-me conectado e simultaneamente estar sintonizado com o sol. Fiz algumas viagens e passeios em que me mantive conectado ao Facebook sem em nenhum instante perder a experiência offline e tampouco dispersar minha atenção a paisagem e a minha companhia.

De fato, não precisamos estar desconectados para vivermos diversas experiências, hoje, como afirma Chamusca “Não precisamos nos "desconectar" para curtir uma praia e o verão com a nossa família e amigos. Sundown, a vida gira mesmo em torno do sol … mas não podemos ignorar o fato de que a internet gira em torno da vida na sociedade contemporânea. E isso não dá pra mudar!

Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve.” Arthur Schopenhauer

Tchau Tchau

Um comentário:

  1. A vida gira em torno do respeito aos diversos olhares, das experiências de cada vida e pontos de vistas pré-estabelecidos. A vida gira em torno harmonia e da busca incessante do saber, do desaprender para aprender novamente. Adorei amigo!!!

    ResponderExcluir

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...