quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nesta campanha "bota a mão no joelho, dá uma abaixadinha..."


Ano de eleição, população cheia de dúvidas e incertezas, momento de atenção nos candidatos, análise de suas propostas, acompanhamento dos partidos em suas alianças e preparação redobrada para o grande show “democrático” que atrai até os olhares mais dispersos.

Para mim é uma ansiedade o momento em que o horário eleitoral começa e os queridos e nobres candidatos - cheios de criatividade - começam a apresentar seus VTs de campanha e seus jingles tão autênticos e originais.

Pois bem, é sobre os jingles mesmo que eu quero falar.

O termo jingle que significa tinir, retinir, ressoar, foi produzido pela primeira vez em 1926 nos EUA para o cereal matinal Wheaties, mas foi na década de 50 com o auge econômico que o jingle foi incorporado como ação indispensável para qualquer campanha publicitária, algo que perdura até hoje.

Definido pelo XXIV Congresso da Intercom como a “mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar e recordar, criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço” o jingle vai além da musicalidade publicitária a produtos e incorpora-se a campanhas de serviços, pessoas, acontecimentos e claro: candidatos políticos.

Para o dicionário Aurélio o termo Candidato refere-se a: “s.m. Pessoa que postula um emprego, uma função, um diploma, um cargo eletivo”, e Político tem como significado: “adj. Relativo ao governo de um Estado. // Direitos políticos, direitos em virtude dos quais um cidadão participa do governo. / Fig. Astuto, esperto, hábil: encontrou uma solução política. / &151; S.m. Aquele que se dedica à política”. Sendo assim Candidato Político significa “pessoa que postula um cargo político e se dedica à política” não esquecendo que deve ser astuto, esperto e hábil.

Este ano três jingles produzidos para atrair a atenção dos eleitores e despertar nos mesmos a credibilidade e a confiança para dedicação do seu voto me despertaram a atenção e a graça. Trata-se do jingle do candidato a Deputado Estadual Hilton (50.150), da candidata a Deputada Estadual Patrícia Nuno (popularmente conhecida como Delegata) e do também candidato a Deputado Estadual Uziel Bueno (o sistema é bruto).

O que mais me impressionou nestes candidatos foi a segmentação dos seus eleitores e a construção cômica e deplorável de seus jingles políticos.
Não tenho muito que falar do que toca para eles e do que tocaram eles, mas com certeza suas musiquetas já estão fazendo o maior sucesso na “boca do povo”.

Ouça-os aqui:

Hilton

PatriciaNuno

UzielBueno

“Todos gostamos de votar no melhor homem, mas ele nunca se candidata”. Kin Hubbard

Tchau Tchau

Um comentário:

  1. Menino, que diabo de jingles são esses? Muito cômicos, chegam a beirar o ridículo!kkk Parabéns pelo post!

    Vick Muniz

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