sábado, 23 de outubro de 2010
Nossa Oportunidade é Auto-ajuda
Alguém – sem ter outra coisa para falar - inventou que as oportunidades são iguais para todos. Além de um discurso demagogo, hipócrita e burguês, de fato essa teoria nada acrescenta ao desenvolvimento do individuo.
Pensemos: todos os homens têm oportunidades iguais?
Não! Isso deve ser idéia de algum “mestre” em auto-ajuda.
Imaginar que a realidade das classes não interfere no sucesso profissional do indivíduo porque “com determinação qualquer pessoa pode ter tudo”, é fingir que pato é cisne e que galinha voa.
Pensemos em oportunidades “imperdíveis” que normalmente são perdidas pelo simples fato de nem termos tido oportunidades anteriores. Isso significa conformidade com a situação? Falta de desejo? Desvalor? Creio que não, isso significa diferenciação.
Não tomemos como exemplo “gatos pingados” que se transformam em notícia porque alcançaram a tão almejada ascensão social, pensemos nos milhões de brasileiros que nasceram pobres, vão viver proletários e morrerão aposentados.
“A capacidade pouco vale sem oportunidade” Napoleão Bonaparte
Tchau Tchau
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara muito legal suas ideias e assuntos.
ResponderExcluirConcordo com você
Primeiramente, parabéns pelo blog. Pela primeira vez respondo a um "post" por que realmente vejo qualidade e boa vontade em sua construção.
ResponderExcluirSegundo: Vou tentar responder a sua postagem.
"Pensemos: todos os homens têm oportunidades iguais?"
Mas o que significa "oportunidade"?
Enxergar as facilidades e ferramentas necessárias para se viver? Ser favoravelmente suprido de materiais que possam pagar pelo que necessito? Nascer em "berço de ouro"? Sorte?
Esta "oportunidade" se refere a qual tipo de "necessidade"?
Social? Financeira? Cultural? Intelectual? Espiritual? Afetiva? vital? Física?
Inúmeras necessidades podem se apresentar em nossas vidas e serem supridas pelas oportunidades que nos alcançam.
Posso tratar meu chefe de maneira inadequada e perder uma promoção. Posso ter a chance de estudar, mas escolher jogar futebol com os amigos. Posso perder um amigo, msa não perder a piada.
Ninguém é plenamente realizado e temos a necessidade de sempre querermos mais a medida em que realizamos os nossos desejos.
Assim, como o rico tem a oportunidade de obter o perdão do filho; o saudável deseja conquistar um novo amor; o inteligente de se tornar mais belo; o religioso de receber a paz; e o pobre, de "ser alguém na vida".
Acredito que a oportunidade seja igual para todos, em proporções pessoais. Ganhamos e desperdiçamos oportunidades diariamente.
Contudo, se você questiona apenas a oportunidade de melhoria de classe social, infelizmente não tenho nenhuma receita. Como diria Chico Buarque de Olanda "a gente vai levando".
Valeu
Gleidson
gle1rlopes@yahoo.com.br
suavoltaaomundo.blogspot.com