quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Você mensura seus resultados?


Minhas atividades empresariais estão presentes entre um relatório e outro. São descrições de ações e detalhamento suficientemente pensado para que o leitor não tenha dúvida de nenhuma etapa de todo o processo. Isso é ordem? Não, isso é apresentação de resultados.

A produção de um relatório possui complexidade proporcional as ações executadas em sua descrição. Atividades complexas e com alto grau de detalhamento exigem relatórios mais extensos e muito mais detalhados, ações simples e de fácil entendimento permitem a elaboração de relatórios menos descritivos.

O Aurélio define relatório como o “ato de relatar. Exposição de fatos observados por determinação de autoridade etc. Parecer.”, que em ”miúdos” trata-se da ação descritiva dos fatos tendo como finalidade a produção de um parecer analítico.

São três as definições básicas do relatório:
• Crítico - descreve e opina como uma atividade foi desenvolvida, gerando um parecer final.
• Síntese – refere-se a relatórios anteriores.
• Formação – descrição de atividades durante um curso/estágio.

Mas para que serve a produção de relatórios pelos profissionais de Relações Públicas? Simples, enquanto as ações de comunicação não estiverem expressas em números, gráficos e descrições, ao menor sinal de corte orçamentário nosso trabalho vai “pro cano”. Pensemos: por que eu devo investir uma porcentagem do meu faturamento em uma atividade que não justifica seus atos?

Sugiro aos RPs que estudem a mensuração dos resultados de suas ações e estejam sempre dispostos a identificar, analisar e avaliar todo o processo de trabalho. Ganha o profissional com expertise e aprimoramento e ganha a empresa com o profissional capacitado e com seus fluxos sempre em ordem.

"Medir-vos pelas vossas pequenezas é avaliar o poder do oceano pela inconsistência de sua espuma." Gibran

Tchau Tchau

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