segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As Essências Universais


Questionamento de muitos e discussão para diversos pareceres, pergunto: o papel da Universidade é formar um cidadão/profissional acadêmico, crítico, pesquisador? Ou um profissional de mercado, corporativista, técnico exemplar?

A primeira Universidade que se tem notícia é a de Bolonha, na Itália do século XI, que permitia a ricos e nobres o acesso a conhecimentos específicos e ao estudo das “essências universais” (daí a origem do nome universidade) através de estudos em grandes salões sobre a mediação de professores intelectuais.
Já no século XII surge uma das mais importantes universidades do mundo, a Universidade de Paris, impulso que faltava para o surgimento de novas instituições em toda a Europa.

Estas duas universidades, mesmo que desvinculada da Igreja, necessitavam em sua época do aval concedido pelo Clero ao seu funcionamento, antes disso as instituições que possuíam características próximas as universidades eram os Mosteiros, que sob o ponto de vista da religião se dedicavam aos estudos da teologia, filosofia, literatura e eventos naturais, e os estudos de livres-pensadores como os alquimistas e os filósofos, que ministravam suas aulas em jardins ou liceus.

(Para saber, o surgimento das Universidades permitiu a disseminação de conhecimentos na Europa e desencadeou em sequência o Renascimento e mais tarde o Iluminismo).

No Brasil a primeira escola de ensino superior foi a Escola de Cirúrgia da Bahia, no ano de 1808, tendo na sequência as Universidades de Direito de São Paulo e Olinda e a Universidade do Rio de Janeiro, primeira a reunir vários cursos em áreas distintas.

Com este histórico de surgimento, os enormes desafios e a estrutura que se configurava na época, retorno ao questionamento sobre qual o papel da universidade na formação do individuo.

A cada novo ano percebo o aumento no direcionamento das instituições para que o aluno ingresse no mercado de trabalho, sem a preocupação em formar cidadãos questionadores e transformadores da realidade social. O papel das escolas de ensino superior é estimular no individuo a busca incessante por conhecimentos com criticidade suficiente para a ampliação da consciência e da ética.

A minha análise sob o papel da universidade é que sua atuação deve contemplar a formação técnica do aluno, garantir o conhecimento das ferramentas específicas a sua atuação profissional e permitir seu acesso competente ao mercado de trabalho, mas além de tudo o estudante deve ser preparado para ser curioso, questionador, inconstante e inconformado com respostas prontas e conceitos estabelecidos. O papel da universidade é garantir que seu graduado possa formar a massa intelectual do país e então mudar a realidade social a partir desta inserção de novos críticos em sociedade.

“Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade” Theodore Roosevelt

Tchau Tchau

2 comentários:

  1. No ensino fundamental somos treinados e, adestrados para o evento mais importante da nossa vida escolar: O vestibular!
    Alguns bravos professores tentam despertar no universitário, o bichinho questionador que existe no fundo da sua alma, mas será que ele sobreviveu depois de tantos anos mantido num quarto escuro?
    Minha esperança é que sim, afinal o "Pequeno Príncipe" conseguiu fazer com que o aviador lhe desenhasse uma ovelha...

    Bela reflexão e merece ser pauta para um amplo debate.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,

    Primeiro parabéns pelo texto. Já havia lido ele antes e vi que reflete uma realidade dura e triste da educação brasileira.
    Ao ler novamente seu texto de hoje (sobre a entrevista do João Manuel) e comentário da Ester naquele texto, percebi como os dois são complementares. Com certeza, a opinião do referido professor na entrevista é um reflexo dessa perda de definição do papel da universidade no Brasil. Formar indivíduos pensantes e apurados técnicos é mais difícil que formar apenas bons técnicos.
    Uma reflexão que várias IES deveriam ter e experimentar.
    Abraços,
    Alexandre
    @alexandre_amc

    ResponderExcluir

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...