domingo, 20 de fevereiro de 2011

baixa cultura


Acredito que as pessoas (generalizo propositadamente) ainda não entenderam a importância de um bom atendimento. O erro está em quem contrata, em quem presta o serviço e na sociedade passiva com os seus direitos.

Por mais comum que seja o péssimo atendimento dos prestadores de serviço, ainda me incomodo com as atitudes grotescas de nossa sociedade econômicamente ativa. Não entendo realmente qual é o motivo de tanta displicência: talvez seja resquício de um ego maculado pela colonização, ou talvez o perfil “espontâneo” de nosso "povo brasileiro" gere esta autenticidade de ser a quem atende. Porém aceitar que enquanto consumidor sou forçado a negligenciar meus direitos em busca de uma postura harmônica... não dá!

Nossa sociedade (que em todas as camadas presta serviço e/ou atendimento) enxerga em tal função uma atitude subalternizada, como se naquele instante o ato de servir e não de consumir o colocasse em uma posição menos importante. Acontece que a economia só funciona com o girar do consumo, portanto em alguns instantes sou consumidor e em outros sou consumido (soou estranho?).

Quantos de nós ainda não nos surpreendemos com um bom atendimento? Quantos de nós não ficamos admirados quando somos bem tratados em lojas, restaurantes, táxis, guichês, centrais telefônicas e secretárias diversas? Quantos de nós já não consumimos um produto devido à surpresa de ter sido bem tratado?

O que deveria ser fator comum em nossas empresas e por conseqüência nas nossas relações sociais (e de consumo) nos surpreende de tal forma que aceitamos o ridículo por desconhecer a existência do belo.


“Tenho muito o que fazer. Preparo o meu próximo erro” Bertolt Brecht


Tchau Tchau

2 comentários:

  1. Certissímo!

    Concordo deveras com você meu estimado amigo. Sobre o atendimento, as pessoas deveriam se empenhar mais... Gostei da sua construção a respeito do consumidor <-> consumido. Eu, assim como as demais pessoas não pensamos muito nisso.

    Ótimo texto!

    Beijo na ponta do nariz! ; )

    Láisa Nascimento

    ResponderExcluir

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...