terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Etiqueta Corporativa: qual o seu valor?
Acredito que aos Relações Públicas o tema Etiqueta Corporativa não seja mais nenhuma novidade, afinal, além de exercer função estratégica a nós cabe também o reporte e relacionamento direto com a presidência e a alta diretoria da organização/empresa/instituição em que atuamos.
Acontece que mesmo parecendo óbvio para tantos profissionais a aplicabilidade da etiqueta corporativa não é tão usual, esse desuso se apresenta na forma de falar, vestir, andar, comer, organizar o ambiente de trabalho e se relacionar com os pares.
Etiqueta corporativa – ou empresarial – “são normas que têm como objetivo formar e/ou capacitar um funcionário para atender clientes, principalmente, da melhor forma possível, incluindo também a apresentação física, contato com colegas e chefes, contatos ao telefone - sempre com base nas regras da boa educação e da melhor convivência”, é o que afirma Gianine Luiza Consultora de Etiqueta (Catho, 2007).
Aderir a regras e posturas empresariais tem como finalidade harmonizar as relações no ambiente de trabalho e construir uma identidade corporativa entre os funcionários. É importante ter certo discernimento para identificar onde está o limite da vida pessoal e do ambiente empresarial. Regras básicas como não falar alto, não xingar, evitar decotes e roupas curtas, estar sempre limpo(a), dirimir fofocas, ter equilíbrio harmônico e não misturar vida pessoal com profissional, são orientações mínimas que em essência deveriam ser aprendidas em casa.
As empresas/organizações valorizam muito o profissional com postura adequada a sua função e/ou capacidade, inclusive lhe conferindo mais ou menos espaço e oportunidades na possibilidade de uma ascensão ou remanejamento de cargos.
Sugiro aos profissionais e aspirantes a cargos mais atenção ao conteúdo que expressam e a forma como se apresentam. Investir em cursos, roupas e terapias não são mais uma postura fútil de quem só pensa em consumo e em conto de fadas. Profissionais que desejam ser presidentes mas pensam e se apresentam como secretários fatidicamente chegarão ao local em que melhor se encaixa.
"Aprender é mudar posturas" Platão
Tchau TChau
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