sexta-feira, 9 de julho de 2010

Brava gente Brasileira


Estamos no início do exercício da democracia brasileira, as eleições 2010, isso significa alguns brasileiros preocupados com o futuro sócio-econômico do país, milhões em busca de ter o que comer diariamente e um punhado de indivíduos arquitetando a melhor forma de garantir que nunca lhe falte champagne a mesa – amém.

Como “no país dos desdentados quem come carne é rei” seria muita pretensão acreditar que o Brasil dos sem dentes é o país dos mais críticos, portanto não adianta questionar os motivos que levam um cidadão a trocar seu voto por cimento ou sua campanha por uns míseros trocados, pseudo-intelectuais adoram criticar a venda do voto mas “modificam” a sociedade com muita teoria e pouca prática.

O primeiro turno das eleições para Presidente, Governador, Senador e Deputados Federais, Estaduais e Distritais (somente para Brasília) será no dia 03 de outubro, caso haja necessidade de segundo turno esse evento acontece no dia 31 do mesmo mês.

Para este ano – 2010 – foram inscritos no TSE nove chapas para campanha a presidência, vou me abster a análise de quatro, incluindo o “fofo” Plínio Arruda, isso mesmo vou falar do velhinho.

Eis alguns dos nossos candidatos a representante dessa nação patriota em tempo de Copa e que já começaram suas campanhas pedindo colaboração ($) nas redes sociais – e aí vai contribuir?

• Dilma Rousseff
Filiada ao PT, nossa candidata parecida com Ana Maria Braga, é economista e foi Ministra da pasta de Minas e Energias e depois Ministra-Chefe da Casa Civil no governo Lula. Sua origem é de classe média alta o que lhe proporcionou estudar nas melhores escolas do Brasil, mesmo assim interessou-se pelos ideais socialistas ainda na juventude o que a fez ser militante contra o regime militar e presa durante três anos onde recebeu o apelido de “papisa da subversão”.
Em 2008 nossa candidata recebeu duas denúncias de corrupção, uma envolvendo um dossiê e outra referente à venda da Varig, mas por falta de provas nada foi comprovado. Em 2009 houve uma nova denúncia envolvendo elaboração de dossiê, mas mais uma vez nossa candidata saiu ilesa.

• José Serra
Filiado ao PSDB, o homem que não consegue ser simpático ao nordestino, é economista e já foi eleito em primeiro turno a Governador do estado de São Paulo, fato único até hoje. Serra já foi Prefeito, Deputado, Ministro da Saúde e por diversas vezes candidato a Presidente desta nossa nação.
Foi exilado depois do golpe militar de João Goulart o que lhe proporcionou – entre outras historias – a realização de mestrado e doutorado em Ciências Econômicas e retornar ao Brasil como professor da Unicamp.
Nosso candidato que está em guerrinha contra Dilma Rousseff possui uma história política forte, mas um total despreparo no corpo-a-corpo com o eleitor brasileiro, o que lhe confere uma aura de burguês, arrogante e tradicionalista.

• Marina Silva
Filiada ao PV, a candidata que está muito feliz com a beleza que Deus a deu, é ambientalista, pedagoga e já exerceu a função de Ministra do Meio Ambiente, Senadora e Vereadora. De origem humilde, nossa candidata nasceu em uma “colocação” (casas de seringueiros construídas sobre palafitas) e teve como primeiro oficio o emprego doméstico. Defensora dos ideais ambientalistas e muito preocupada com a situação da Amazônia foi companheira de luta de Chico Mendes, fundadora da CUT no Acre e eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como uma das 50 pessoas que podem salvar o planeta.
Uma das maiores críticas ligadas a Marina Silva é sua religião: Assembléia de Deus. Devido a ela temas como aborto, homossexualidade e drogas viram assuntos tabu em que o peso dos dogmas religiosos vão além das necessidades sociais.

• Plínio Arruda
Filiado ao PSOL, o candidato velhinho e ousado de 79 anos, é advogado, promotor público, mestre em Desenvolvimento Econômico Internacional e já exerceu o cargo de Deputado Federal.
Defensor ativo da reforma agrária, nosso candidato também já foi exilado devido ao golpe militar, trabalhou na ONU, FAO e consta como um dos fundadores do PT.
Sua história de atuação está muito ligada a Igreja Católica, mas principalmente ao estudo e ação realizada em prol da reforma agrária, fato comprovado com o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária que exerce ainda hoje.
Plínio tem muito pouca chance de se tornar representante-mor do Brasil, mas vale citar que ele é um dos nossos Presidenciáveis.

A corrida já começou, lembre-se que para esse ano será necessário levar um documento com foto junto ao titulo de eleitor no dia da votação.

“Todos os dias olho pro espelho e digo: Eu piso na vaidade, eu cuspo no poder!” (Heloísa Helena).

Tchau Tchau

4 comentários:

  1. Se Marina "cospe" no poder para que ela quer ser presidenta? Ela é sem noção rss

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo e Dayanne,

    Gostei do texto: bem escrito e esclarecedor. A opção religiosa de Marina lhe trará entraves pessoais, mas será impossível impor os dogmas de sua religião aos brasileiros por 2 motivos: a Constituição nos garante liberdade religiosa e ela tem apoio de parcela da sociedade que tem ideais liberais (quem mais apoiaria uma mulher, do norte, ex-empregada doméstica, sem grande beleza física, poder econômico ou midiático?) Eis o maior argumento contra ela: a RELIGIÃO! Prefiro esse ao tema recorrente na ficha dos políticos: CORRUPÇÃO! As palavras rimam, mas no voto, faz uma di-fe-ren-ça!
    Day, a frase foi de Heloísa Helena!
    Beijos,

    ResponderExcluir

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...