quarta-feira, 14 de julho de 2010

Respeitável Público!


Vai começar o Espetáculo! Hoje tem marmelada? Hoje tem goiabada? E o palhaço, o que é?
E o palhaço quem é?

Para o dicionário Aurélio Espetáculo é “Tudo aquilo que atrai o olhar, a atenção: o espetáculo da natureza. / Contemplação. / Representação teatral, cinematográfica etc. // Servir de espetáculo ou dar espetáculo, ficar exposto às críticas do público; ser objeto de escândalo, de zombaria.”

Atualmente estamos sendo bombardeados por mais um espetáculo promovido pela mídia: o caso Eliza Samudio envolvendo o ex-goleiro Bruno, do Flamengo, em que a barbárie e o sensacionalismo tomam conta do dia-a-dia de milhões de brasileiros.

Não afirmo que o fato seja irrelevante, mas retomando situações como a dos Nardoni, Eloá, Suzane von Richthofen e tantos outros que povoam a construção da cultura espetacular que movimenta a sociedade e rompe com padrões morais de condutas familiares e humanas, observo a necessidade latente da mídia – demandada pela sociedade – em um novo show de horrores para noticiar, e me recordo de uma frase do Eça de Queiroz onde afirma que "o melhor espetáculo para o homem será sempre o próprio homem".

O estudante de jornalismo Valério Bonfim questiona em seu artigo “A espetacularização da mídia” se nosso papel nestas situações é assumir a identidade de juízes, advogados, promotores, psicólogos, psiquiatras, criminalistas, especialistas entre outros, a fim de condenar ou absolver os réus destes crimes. Vale a análise de que fatos como esses não são isolados em sociedade e acontecem diariamente nas camadas mais populares, porém não representam venda e nem tão pouco maculam a estrutura de famílias perfeitas construídas por nossas telenovelas.

Cada vez mais sedentos por sangue e em busca de um rosto conhecido entre os presos, milhares de pessoas almoçam e descansam com os olhos fixos em programas como “Se liga Bocão” ou “Que venha o Povo” na busca de ações “táticas” da polícia em chacinas, humilhações, espancamentos e apreensões, realizadas pela S.W.A.T. Baiana – como afirma o querido Heider Mustafá.

Me sinto muito incomodado com a repercussão dada a fatos tristes como esse e que transpassam a capacidade crítica da população em questionar valores sociais, inclusive os construídos em suas casas, e se questionarem sobre o real papel da imprensa como ator social.

Enquanto a população discute Copas, Suzanas, Brunos, Eloás, Carnavais, Olimpíadas entre outros, novos rumos são dados ao Brasil e aos brasileiros, mas ninguém sabe direito o que quer fazer de sua vida quanto mais desta “Pátria Amada Brasil”.

"Nunca tive medo de me mostrar. Você pode ficar escondido em casa, protegido pelas paredes. Mas você tá vivo, e essa vida é pra se mostrar. Esse é o meu espetáculo.” (Cazuza)

Tchau Tchau

3 comentários:

  1. Cara, é por isso que nem assisto noticiário em TV, semrpe as mesmas notícias, prefiro lerconteúdo na web, assim seleciono o que quero ler.
    Bati de frente ontém com a @sonia_abraotv pelo motivo dela além de ficar a semana toda com uma programação chata falando do Bruno ainda possui muita propaganda interna do programa. O pior é que ela não aceita críticas dos telespectadores, vou colocar a sequência de links aqui, pois não dá para colocar o print:
    http://twitter.com/FlavianeBarreto/status/18143944246
    http://twitter.com/sonia_abraotv/status/18158784032
    http://twitter.com/FlavianeBarreto/status/18430686717
    http://twitter.com/sonia_abraotv/status/18435081529
    http://twitter.com/FlavianeBarreto/status/18463059444
    Achei ridículo, aí tive que me meter;
    http://twitter.com/PlinioMKT/status/18481547917
    http://twitter.com/sonia_abraotv/statuses/18484265138
    http://twitter.com/PlinioMKT/status/18519546967
    http://twitter.com/PlinioMKT/status/18519615232
    http://twitter.com/PlinioMKT/status/18519681604
    http://twitter.com/PlinioMKT/status/18519745606

    ResponderExcluir
  2. Todo dia matam novamente a Eliza. Como mataram por meses a Isabela. O interessante é ver como a imprensa cria também um enredo, um folhetim do caso. A cada dia um novo capítulo, é preciso um fato novo para alimentar esta horrível novela. Ontem o menor falou algo, hoje aparece uma nova amante para o Bruno, amanhã o Bruno passa mal na cela e é atendido por médicos. Isso é a espetacularização da mídia, ou melhor, a chinelização da mídia.

    Teu texto é muito bom Rodrigo. Sucesso cara.

    Mateus
    @ocappucino

    ResponderExcluir
  3. Anônimo disse...A mídia faz o seu papel de dissecar as dores, envolvendo o telespectador com a crueldade que hoje permeia a raça humana. DE quem realmente será a culpa? da televisão, que tem como meta apenas audiência, ou será que pessoas estão se perdendo na sua noção de viverem como GENTE e estão oferecendo os espetáculos Dantescos?
    Qual é a responsabilidade de quem está neste cenário da vida, protagonizando enredos de filmes de terror? penso que uma situação, não é melhor do que a outra. Mude a CONSCIÊNCIA e muda os espetáculos e os telespectadores

    ResponderExcluir

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...