quinta-feira, 10 de março de 2011

“Ando perguntando quem não, quem não gostaria!”


O nordeste construiu uma desavença como se algum estado desta região fosse muito melhor do que o outro. Claro que como bom baiano posso ressaltar as qualidades impares que a Bahia tem ou ainda desafiar os(as) curiosos(as) a descobrir “o quê que a baiana tem”, mas nunca, jamais, poderia negar que a cada estado que conheço me encanto com uma nova descoberta.

São sotaques diferentes, comidas diferentes, formas diferentes de se comportar, roupas das mais variadas formas e cores e ritmos que estão muito além dos clássicos nordestinos da MPB.

Para quem está à parte pode parecer que o nosso público possui o mesmo andar ou modo de falar, pensam – os ignorantes – que nossa política é a mesma e que a economia de cada estado segue o mesmo ritmo e lugar.

Engano trouxa.

Tive e tenho a oportunidade de conhecer alguns estados do nordeste e me encanto a cada novo passo com a riquíssima cultura regional. É incrível perceber que este ponto do Brasil possui cultura própria, o nordeste está além da pluralidade obtida com as colonizações e carrega consigo um misto de criatividade e inovação, tão admirada por todas as nacionalidades e tão invejada por muitos idiotas.

Mais uma vez – durante o carnaval – pude curtir um estado do nordeste logo após voltar de São Paulo (um lugar que amo!) e reafirmar com toda a certeza: eu gosto de ser baiano e tenho orgulho de ser nordestino!


“Procure no mundo uma cidade
Com a beleza e a claridade
Do luar do meu sertão”
Luiz Gonzaga


Tchau Tchau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim nós construimos o diálogo! Obrigado...